Baixolão

Vamos falar de baixo acústico? ou melhor de baixolão como é popularmente conhecido e também pra diferenciá-lo do baixo original (aquele de orquestra e bandas de jazz, também conhecido como rabecão).

O surgimento do baixo elétrico em meados da década de 50 definiu novos padrões a esse instrumento, ganhou um tamanho mais compacto que os originais, sistema de captação elétrica e trastes ao longo do braço. Logo após um das maiores fabricantes de instrumentos da época, a Ernie Ball, desenvolveu sua versão do instrumento em um equivalente acústico. Conta à lenda que a idéia nasceu de um pensamento do Sr. Ball : "Se existe o baixo elétrico que toca com a guitarra elétrica numa banda elétrica, porque não criar um baixo acústico para tocar com uma guitarra acústica numa banda acústica?”.

Desde então o baixolão vem ganhando espaço entre os baixistas de diversos estilos musicais, e é claro ao bom e velho heavy metal. Em arranjos diferenciados o timbre acústico do baixolão cai muito bem, naquela introdução mais lentinha e também nas típicas baladas presente em todo álbum de bandas de hard e heavy.

O baixolão também é uma ótima pedida pra apresentações pequenas; estudos em casa ( e uma dica que eu dou a você que esta iniciando e não tem muita grana pra comprar um baixo e um amp, compra um baixolão); aquela tipica roda de amigos na escola, barzinhos, luas, igrejas; Deixar sua mãe, esposa, namorada irritada nas incansáveis praticas (foi-se o tempo de tocar sem ouvir), mas quem sabe uma bela serenata ou uma homenagem no dia das mães.

Baixolões podem ser encontrados por preços envoltos de R$600,00.


Imagens: 1. Tobias Acoustic.

2.Washburn ab-10 acoustic bass.


Escute: Jouneyman - Iron Maiden


***

Agradeço a tds que continua a visitar sempre, comentem ai pra me deixar feliz com a opnião de vcs.

Deus abençoe a tds.

Muitas cavalgadas e grooves.


2 comentários:

Filhos de maria disse...

cara muito bacana sua materia va com 8 anos q eu toco violão e tava pensando em aprender a tocar baixo mais como o violão e a guitara prefiro mil vezes o violão que a guitara tendo uma base porai acho que vou gostar se comprar um baixolão

Daiane Sanchez disse...

ola! gostaria de saber se tem algum baixolão para vender. obrigada!

Postar um comentário